quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Método Montessoriano



Bom dia pessoal!! Ontem passei a tarde fazendo algumas pesquisas na internet sobre diversos assuntos para papearmos aqui no Blog e um dos meus preferidos foi o Método Montessori, achei bastante coisa legal aqui, aqui e aqui, me lembrei que a muitos anos atrás participei de um curso sobre isso, então também tem um pouquinho dos meus conhecimentos e todas as imagens foram retiradas do google.

A pedagogia Montessori foi criada por Maria Montessori (1870-1952), ela era médica e educadora, esse tipo de pedagogia é contra aos métodos tradicionais de educação e criação, ignoram as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento.
O método Montessori “tem a função de estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto”.
A atividade, a individualidade e a liberdade, são características importantíssimas para o desenvolvimento da criança e devem ser estimuladas desde os primeiros meses de vida e no espaço em que ela vive, por isso a ideia do quarto montessoriano.

Vamos conhecer na pratica como funciona um quarto Montessoriano, abaixo algumas dicas e fotos para inspirar vocês... =)
De acordo com o método, o quarto deve ser adaptado ao ponto de vista da criança, tudo deve ser feito e pensado para ela, como ela gostaria, ou como se sentiria em relação a cada cantinho de seu espaço
Com essa ideia, devemos pensar que tudo no quarto deve estar no nível da sua visão e o que ela puder acessar deve estar ao alcance de suas mãos, os brinquedos e livros devem ficar em prateleiras baixas para que a criança possa pegar e brincar quando quiser. Isso ajuda a desenvolver noções de responsabilidade e confiança.
 Dicas importante: Não há necessidade de deixar todos os brinquedos disponíveis no quarto, isso pode deixar a criança confusa pois não saberá qual brinquedo escolher, faça sempre um rodízio, deixe alguns que ela goste e coloque também aqueles que ela não tem tanto interesse.

A organização do quarto sempre deve ser feita pela criança com ajuda/orientação dos pais, é muito importante desde cedo a criança entender como funciona o processo da casa (tudo o que se tira do lugar deve ser guardado novamente) seja os brinquedos do quarto, a roupa suja no cesto de roupa, um livro da prateleira e por ai vai.




Talvez para algumas pessoas é um pouco chocante entrar no quarto de uma criança e não encontrar um berço ou uma caminha, mas a ideia é tirar esse tipo de móvel e deixar apenas um colchão que pode estar colocado sobre um estrado baixo, um tapete fofinho ou até mesmo um tatame de E.V.A, nada muito alto. Com isso a criança irá conseguir se deitar, levantar e sair da cama com facilidade, pode ser andando, se arrastando ou engatinhando.
Se a criança ou o bebê costuma rolar durante a noite, pode ser colocado travesseiros ou almofadas criando uma espécie de “barreira” ao redor do colchão, mas mesmo assim a criança deve conseguir passar por ela facilmente quando acordada.

 


É legal disponibilizar algumas peças de roupas, pode ser em gavetas, caixas ou armários baixinhos, para estimular a criança a se trocar sozinha. Se ela for muito pequena no inicio não vai saber o que fazer, ainda não terá suas habilidades e coordenação para fazer isso, mas aos pouquinhos ela vai entendendo como  funciona e vai descobrir que pode se trocar sozinha, isso é um passo muito importante para o seu desenvolvimento, ajuda a estimular a coordenação motora, o poder de escolha e a sua liberdade.


Quando o bebê já está querendo dar os primeiros passinhos a barra de apoio tem um papel muito importante, instalada na parede ela ajuda a criança a andar, com isso ela não precisa depender da ajuda direta dos pais. É interessante pendurar objetos na barra, assim a criança tem um estimulo a mais para tentar caminhar.




Ter uma caixa ou cesta com objetos de outras partes da casa e que chamem a atenção da crianção, por exemplo, os potinhos da cozinha, uma colher de pau, pregadores de roupa, copinhos plásticos, peneiras, bacias e o que mais tiver, quanto mais materiais diferentes e texturas tiver melhor será.
O objetivo dessa caixa que geralmente é conhecida como "caixa tesouro"é estimular os aspectos sensoriais da criança de forma livre.
Atenção: Tenha cuidado ao escolher os objetivos, não podem ser pontiagudos ou soltar partes que possam ser engolidas pela criança






Uma outra coisa muito legal nesse tipo de quarto é o espelho. É muito importante para o bebê reconhecer o próprio rosto, seus movimentos e o que seu corpo pode fazer, além disso o bebê por natureza gosta muito do rosto humano, sempre acha engraçado ou algo do tipo.
Quando a criança ainda for pequena, é interessante colocar o espelho na horizontal, bem pertinho do chão, a medida que a criança está crescendo o espelho deve acompanhar a sua altura e seu campo de visão.

Atenção: Para evitar qualquer acidente é aconselhável que o espelhos seja de acrílico e que esteja bem preso na parede, na porta do armário ou onde quer que esteja.



Ao planejar um quarto montessoriano, lembre-se que o ambiente deve estar mais acessível para a criança, devemos nos colocar no lugar delas para analisar se há algum risco para sua saúde, devemos sempre tomar cuidado com o quarto e o restante da casa também, os mínimos detalhes, as tomadas, objetos pontiagudos, tolhas com objetos em cima que a criança pode puxar e derrubar, são nas pequenas coisas que pecamos e um acidente pode acontecer, devemos sempre estar atentos aos movimentos dos pequenos.




Bom gente é isso, agora quero saber a opinião de vocês.
Vocês, fariam ou já fizeram um quarto estilo montessoriano para seus filhos?
Eu fiquei apaixonada por cada decoração é até difícil escolher a mais bonita..rs

2 comentários: