sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Escolhendo o animal de estimação

Ter um bichinho de estimação é tão gostoso, adultos e crianças se divertem com eles, você pode até achar que não, mas o fato da criança ter um bichinho dentro de casa faz sim uma diferença danada na vida dela, a criança aprender a amar e a respeitar o espaço do animal, aprende a ter responsabilidades como dar água e comida e até a limpar suas sujeirinhas, ajuda a desenvolver a criatividade e a coordenação motora (pois ela corre, pula e brinca) entre tantos outros.
Enfim ter um bichinho em casa traz diversos benefícios, mas é importante a gente saber qual o tipo ideal de animal para cada estilo de vida familiar.

Trouxe algumas dicas para ajudar vocês nessa difícil missão... rs
Primeiramente temos que responder algumas perguntas para saber exatamente que tipo de animal procurar, ter um bichinho em casa não deve ser uma decisão tomada por impulso, pois você terá que cuida-lo até o fim de seus dias.
  • Você quer um animal para fazer companhia em casa ou para fazer atividades físicas?
  • Qual é o espaço físico da casa que ele vai ocupar?
  • Qual o tempo disponível que a família terá com ele?
  •  Ele vai entrar em casa ou vai ficar no quintal?
  • Você mora em casa ou apartamento?
  • Vai comprar ou adotar?
  • Será um filhotinho ou um bichinho um pouco mais "vivido"?
  • Não esqueça de verificar a licença para adoção ou compra caso o animal seja silvestre
 Vamos conhecer um pouco das características de alguns bichinhos

Cão
Ideal para: Quem tem tempo e disposição para se dedicar, eles gostam de brincar e são muito afetivos, por isso precisam de bastante atenção. Avalie se o grau de atividade que o animal precisa condiz com o estilo de vida familiar. Escolha o cão de acordo com o tamanho da casa ou apartamento em que vive, cachorros de porte grande possuem a necessidade de se movimentar mais e de ter um espaço maior pra viver. 
Se você fica fora de casa por muito tempo ou viaja bastante, talvez um cãozinho não seja uma boa ideia.
Importante: Eles precisam de passeios diários, alimentação duas ou três vezes por dia e banhos quinzenais. 


Cão de Guarda
Ideal para: Quem quer além de companhia a proteção, quem tem jardim ou quintal grande, um treinamento de obediência também é aconselhável, eles são grandes e fortes mas também gostam de um cafuné na cabeça e  cosquinhas nas barriga. Para famílias com crianças pequenas e idosos o cuidado deve ser redobrado ou talvez nem seja interessante ter um cão desse porte.
Importante:  Alimentação correta e bastante exercício. Algumas raças como Rottweiler e Fila não podem  sofrer de insaciedade, por isso é necessário que eles pratiquem bastante atividade física, assim a convivência com as pessoas e os outros animais não se torne um problema.
  

Gato
Ideal para: Quem mora em lugares pequenos ou para quem não passa muito tempo em casa, eles são sociáveis e afetuosos, ficam bem sozinhos em casa, mas são bem mais independente que o cachorro.
Eles não gostam de passear na coleira e nem de ir para todo lugar diferente do cachorro. Cuidado com a mobilia da casa, eles sobem em tudo e as vezes podem arranhar um pouco com as unhas.
Importante: Quem tem alergia pode sofrer muito com os pelos dos gatos, eles precisam de uma caixa de areia para fazer suas necessidades, alimentação duas vezes por dia, arranhadores e brinquedos para evitar grandes estragos nos móveis, instalar telas de proteção nas janelas e castra-los são boas dicas.


 


Peixes
Ideal para: Quem é solteiro ou mora sozinho, para quem não tem rotina estabelecida ou não quer bagunça pela casa, não ocupam espaço e não fazem muita sujeira. Pode ser o primeiro bichinho de estimação de uma criança estimula a responsabilidade de alimenta-lo e além disso ele possui um baixo custo de manutenção. Mas lembre-se o peixinho não vai sentar no seu colo para receber carinho e também não vai sair na coleira para passear..rs

Importante: Precisam de alimentação diária, eventualmente uma limpeza no aquário e de e um filtro na água.



Hamster
Ideal para: Quem não tem muito tempo ou espaço para criar um gato ou cachorro, mas faz questão de ter um bichinho fofinho, por ficarem na gaiola não fazem bagunça pela casa, bom para as crianças que podem pega-lo na mão diferente do peixe.
Importante:  A gaiola deve ser do tamanho adequado com uma roda para exercício e potinho para comida, deve ser limpa duas vezes por semana e ficar em local arejado.
Eles podem ficar sozinhos por no máximo dois dias, se for um casal cuidado que eles se reproduzem muito e com muita facilidade.


Furão
Ideal para: Quem quer ter  um animal brincalhão e engraçado, mesmo em um espaço pequeno, para aqueles que desejam um animal diferente, mas que interaja bastante, ele não vai ficar parado no colo por muito tempo, mas atende pelo nome, aprende truques e passeia na coleira, então você precisa ter tempo e disposição para brincar com ele.
Importante: Alimentação diária correta, carinho, atenção, bastante brinquedos, gostam de dormir em pequenas redes, é recomendável que tenham uma gaiola grande ou um cômodo na casa para ficar nas ocasiões em que não forem supervisionados, para evitar pequenos acidentes, como entrar em ralos, máquina de lavar, vasos sanitários.


Aves
Ideal para: Idosos e crianças que terão o primeiro contato com um animal de estimação, para quem tem espaço para uma gaiola grande enão vai interagir com o bichinho durante todo o dia.
Os canários alegram o ambiente com seu canto e calopsitas aprendem truques e podem ficar um pouco soltas. Não é recomendável criar canários ou periquitos em apartamentos, já que os vizinhos podem não gostar da cantoria.
Importante: A gaiola dever ser do tamanho adequado para a ave e deve ser limpa diariamente, alimentação e troca de água também devem ser diárias, se o bichinhos for ficar sozinha por muito tempo durante o dia é aconselhável optar por um casal.

 

Tartaruga
Ideal para: Quem mora em casas grandes ou com jardim e não quer se preocupar muito com o animal de estimação, pode ser o segundo bichinho da família, desde que tenha uma boa relação com o outro animal, cuidado pois gatos e cachorros podem machuca-lo, eles vivem em média 50 anos, portanto não deve ser uma compra por impulso.
Importante: Eles crescem durante toda a vida, por isso precisam de espaço, são muito independentes, mas precisam de alimentação diária. Procurar se orientar quando a espécie adquirida pois alguns vivem na água e outros na terra.

 
 Não vamos nos esquecer que ao adquirir um animal de estimação não importa se ele é comprado, adotado, ganhado ou achado, você será eternamente responsável por ele, por seu alimento, boa saúde e bem estar.
Cuide dele como membro da família, dê carinho e amor todos os dias, tenho certeza que o seu lar terá um harmonia diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário